Descodificação do emblema do Benfica

Águia-Está colocada em cima do escudo de asas abertas. Quando o Benfica foi fundado em 1904-então Sport Lisboa-os dirigentes escolheram a águia como identificação principal para o emblema "por se tratar de uma ave altaneira plena de autoridade, força, vitória, e orgulho."

E Pluribus Unum-A divisa, inscrita numa faixa vermelha e verde(as cores nacionais) colocada nas garras águia, foi sugerida por Félix Bermudes-um dos fundadores do clube-e representa a apologia da união e do espírito de família que caracterizou a criação do clube o seu significado é "Um por todos e todos por um"

Bola de Futebol-Ainda com aspecto de coro castanho-idêntica às bolas utilizadas no iníciu do seculo XX aquando da criação do clube-a bola de futebol colocada no centro do emblema justifica-se porque o Benfica  começou por ser um clube exclusivamente de futebal.

Roda de bicicleta-Em 1908, quando o Sport Lisboa se fundiu com o Grupo do Sport Lisboa e Benfica,o emblema sofreu uma alteração significativa. Foi incluída a roda da bicicleta porque o Grupo do Sport Benfica, apesar de ter um campo de futebol, era um clube vocacionado para o ciclismo e atletismo.

Escudo- Ocupa parte do diâmetro da roda da bicicleta e está dividido ao meio com as cores do equipamento:a metade esquerdade cor vermelha e a direito de cor branca, sinónimos de "alegria,colorido e vivacidade como base de entusiasmo na luta em desporto".

S.L.B.-A meio do escudo, está colocada uma faixa mesmo em cima da bola de couro, com a abreviatura do nome do Clube.

Dando origem a este magnifico simbolo